Tecnologia do Blogger.

Psoríase: Como Conviver com Ela

Gente, o post de hoje vai ser um pouco diferente do que estou acostumada a fazer, nele vou falar um pouco sobre Psoríase.
Decidi abordar esse assunto, pois minha irmã tem esse problema de pele e ás vezes acaba se privando de certas coisas, de usar certas roupas por causa disso e acredito que muitas de vocês também passam por isso, se não for com a psoríase, por algum outro motivo.

Segundo os dados do site Sociedade Brasileira de Dermatologia - A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Caso queiram maiores informações acessem o site e se informem


Precisamos saber que é uma doença ruim para quem tem que conviver com ela, que faz o paciente ter uma baixa autoestima, mas que deve tentar ser aceita, infelizmente essa doença normalmente não desaparece por completo o que faz com que o paciente tenha que conviver com ela por toda a vida.

Nunca tínhamos ouvido falar da doença até que minha irmã teve o diagnóstico, a princípio somente ela desenvolveu a doença, mas já ouvi falar que ela pode evoluir nos irmãos, pois ela pode ser genética.

Depois do diagnóstico, ela buscou várias formas de tratamento, mas a Psoríase não some por completo, então todo o site com reportagens que abordem esse tema são muito úteis para nós e essa semana saiu uma reportagem no site da Glamour em que uma jovem decidiu expor em uma rede social uma foto de biquíni, mostrando que também sofre com a doença e achei muito importante, pois mostra que ela tenta de alguma forma aceitar o corpo e as marcas que ele tem.




Após essa reportagem, minha irmã falou que eu podia fazer um post no blog e expor que ela também tem e pesquisar e mostrar para vocês que é possível conviver com a psoríase de um jeito mais "amigável".


Famosos com Psoríase



Kim Kardashian, que expôs em seu reality a batalha que trava contra a doença, pois ela é uma mulher que tem que estar perfeita sempre e se vocês repararem Kim, tem uma mancha na perna que é da psoríase em algumas fotos conseguimos perceber.


Stacey (apresentadora do Esquadrão da Moda) sofreu com a psoríase quando era criança e por isso se tornou porta voz do PATH, fundação nacional da psoríase. Em uma entrevista para OK! ela disse muito querer ajudar a capacitar as pessoas para que elas tenham uma abordagem realista sobre esse tipo de doença. 












Britney Spears é outra que já foi flagrada algumas vezes com as famosas manchas causadas pela Psoríase e é aí que as pessoas que sofrem com a doença devem se espelhar, mesmo com as manchas ela não tem vergonha de mostrar partes do corpo.  








Tratamentos em Casa

La Roche-Posay
Iso-Urea Psoriasis
Hidratação: Pessoas com psoríase devem manter a pele sempre muito bem hidratada, principalmente nas áreas onde as lesões costumam aparecer. O La Roche- Posay é um hidratante, bálsamo indicado para melhoria e alívio das manifestações cutâneas da pele com psoríase. 
Com uma textura ultra-confortável, não oleosa, não colante e fácil de espalhar, La Roche Posay - Iso-Urea MD Psoríasis elimina as escamas e previne o seu reaparecimento, reduz a expessura das placas e hidrata duradouramente para reencontrar o conforto de uma pele sã. 

Eucerin - Ph5
Banho: O ideal é que o paciente com Psoríase não utilize buchas na hora do banho, para não agravar os lugares afetados e sempre usar sabonetes neutros ou glicerinados. 
O sabenete Eucerin é um dos mais utilizados pois tem o PH neutro e é muito recomendado para peles sensíveis.

Maquiagens: Infelizmente não encontrei nenhum produto específico para a psoríase. Em todos os lugares que pesquisei, só se especificava que em caso de lesões abertas é inviável o uso de qualquer produto, pois não deixa a pele respirar.
Acredito que caso a pele não esteja tão lesionada é possível utilizar maquiagens normalmente, mas sempre observando os componentes para que não tenha nada de agrida a pele.

Esfoliação: Jamais, em maneira nenhuma um paciente com psoríase deve esfoliar a pele. Isso só iria agredir mais e fazer com que a pele descamasse.

Sol: Esse é o tratamento mais eficaz, mas lembrando sempre que o ideal é se expor ao sol com moderação, nos horários corretos antes das 10 da manhã e após às 16 horas.

Lembrando que tudo o que está escrito nesse post, é meu ponto de vista e pesquisas realizadas. Pessoas que sofrem com a doença podem ver com outros olhos essa doença. Caso vocês queiram, posso entrevistar minha irmã e saber o que ela realmente sente com a doença. 
Deixem nos comentários quem quer saber mais sobre isso, no ponto de vista do paciente.
 

3 comentários:

  1. Bela iniciativa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, de utilidade pública. Eu conhecia pouco dessa doença e vc esclareceu muita coisa, obrigada.

    Beijinhos, Hel.

    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post, tem dica de shampoo ??? Minha cabeça está cheia de psoríase

    ResponderExcluir

Sutilmente Azeda Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados